ENSINO FUNDAMENTAL (do 1º ao 5º ano)

1. Características por faixa etária

1º ano (crianças de seis a sete anos)

É a classe de alfabetização, a criança já vem com algumas hipóteses relacionadas à linguagem escrita e matemática.

Nosso trabalho visa aproveitar as vivências do dia a dia e ampliar estes conhecimentos, criar situações que permitam a criança se apropriar dos códigos da língua escrita e da matemática.

Atividades propostas:

  • Roda de convivência;
  • Linguagem;
  • Matemática;
  • Projetos cujos temas partem do interesse do grupo;
  • Excursões de estudo;
  • Ateliê;
  • Teatro;
  • Lanche e higiene;
  • Recreio livre e repouso;
  • Biblioteca de sala (informativa e recreativa);
  • Iniciação Musical;
  • Educação Física;
  • Aulas de Inglês;
  • Aulas de Informática;
  • Sala de leitura;
  • Rodinha final de avaliação.

2º ano (crianças de sete a oito anos)

Ocorre a ampliação do processo de alfabetização através de práticas pedagógicas que vão facilitar a criança a adquirir uma leitura compreensiva e mais autonomia na construção de textos. O vocabulário ortográfico é ampliado através de exercícios específicos, assim como a caligrafia. Iniciam-se os estudos de casa como reforço da aprendizagem.

Na matemática vários conteúdos anteriormente trabalhados são aprofundados: números e operações; espaço e forma; grandezas e medidas e tratamento de informação. As atividades propostas buscam levar a criança a construir conceitos matemáticos de maneira significativa.

Atividades propostas:

  • Roda de convivência;
  • Linguagem;
  • Matemática;
  • Ateliê;
  • Teatro;
  • Lanche e higiene;
  • Recreio livre e repouso;
  • Educação Física;
  • Aulas de Informática;
  • Aulas de Inglês;
  • Biblioteca de sala (informativa e recreativa);
  • Sala de leitura;
  • Projetos cujos temas partem do interesse do grupo;
  • Excursões de estudo.

3º ano (crianças de oito a nove anos)

São realizadas práticas de ensino para que a criança adquira maior autonomia na leitura e na escrita. Assim, gradativamente, vai se tornando autora de seu próprio texto, tornando-se capaz de se comunicar tanto oralmente como por escrito dentro das normas da Língua Portuguesa.

Em matemática busca-se trabalhar de maneira integrada os principais eixos: números e operações; espaço e forma; grandezas e medidas e tratamento de informação. As atividades propostas procuram levar a criança a construir conceitos matemáticos de maneira significativa, aplicando-os no seu dia a dia.

Atividades propostas:

  • Roda de convivência;
  • Linguagem;
  • Matemática;
  • Projetos cujos temas partem do interesse do grupo;
  • Excursões de estudo;
  • Ateliê;
  • Teatro;
  • Lanche e higiene;
  • Recreio livre e repouso;
  • Biblioteca de sala (informativa e recreativa);
  • Educação Física;
  • Aulas de Inglês;
  • Aulas de Informática;
  • Sala de leitura;

4º ano (crianças de nove a dez a anos)

No 4º ano a criança conquista uma grande capacidade de trabalhar com independência e, também, de participar de trabalhos em grupo, dando sua contribuição e ouvindo as ideias dos colegas.

Em linguagem a expressão oral e a expressão escrita ganham mais autoria.

Os padrões da escrita _ ortografia, caligrafia e normas da língua são aprofundados como instrumentos para a construção de textos mais consistentes.

Em matemática há um aprofundamento dos conceitos envolvidos nos principais eixos _ números e operações, grandezas e medidas, tratamento de informações e espaço e forma.

Atividades propostas:

  • Linguagem;
  • Matemática;
  • Projetos cujos temas partem do interesse do grupo;
  • Excursões de estudo;
  • Ateliê;
  • Teatro;
  • Lanche e higiene;
  • Recreio livre e repouso;
  • Biblioteca de sala (informativa e recreativa);
  • Educação Física;
  • Aulas de Inglês;
  • Aulas de Informática;
  • Sala de leitura;

5º ano (crianças de dez a 11 anos)

O 5º ano é a turma de encerramento do “ciclo”no Espaço Educação.

A criança dessa faixa etária, busca afirmar sua autonomia, é mais contestadora, precisa ter clara para si a importância das regras e do trabalho. Gosta de dar ideias; de atividades nas quais ela se sinta verdadeiramente participante.

As atividades em todas as áreas buscam atender aos interesses do grupo e manter o gosto pelo processo de aquisição de conhecimento.

Busca-se, também, um aprofundamento dos conteúdos para que a criança se sinta segura ao ingressar no segundo segmento do Ensino Fundamental, em outra escola.

Atividades propostas:

  • Linguagem;
  • Matemática;
  • História e Geografia do Rio de Janeiro e do Brasil;
  • Excursões de estudo;
  • Ateliê;
  • Teatro;
  • Lanche e higiene;
  • Recreio livre e repouso;
  • Biblioteca de sala (informativa e recreativa);
  • Educação Física;
  • Aulas de Inglês;
  • Aulas de Informática;
  • Sala de leitura;

Viagem a Tiradentes – MG

Uma das práticas do Espaço Educação são as excursões de estudo.

No 5º ano essa prática tem sua culminância com uma viagem a Tiradentes __MG, planejada e realizada pela coordenação e professores do 5º ano. Viagem essa que possibilita: enriquecimento do estudo de História do Brasil, convivência intensa do grupo , diversão, entre outros ganhos.

Avaliação

  • A avaliação do aproveitamento escolar tem em vista os aspectos formativos e informativos da aprendizagem.
  • A avaliação é feita em quatro bimestres, leva em conta o desenvolvimento psicognitivo do aluno nas diferentes atividades, considerando a participação nas discussões de grupo, verificações ao término das unidades de estudo, exercícios escritos, trabalhos em grupo, exercícios dirigidos, independentes e verificações por semestre e, ainda, a auto-avaliação do aluno e os relatórios dos professores de todas as disciplinas.
  • São atribuídos os conceitos para a avaliação das atividades desenvolvidas: Muito Bom; Bom; Regular; Abaixo de Regular e Fraco.
  • É considerado aprovado para a série seguinte o aluno que obtiver média final R (regular) e frequência mínima de 75%.

Atividades curriculares

A prática educativa nas turmas de Ensino Fundamental é baseada nas teorias psicogenéticas e busca o desenvolvimento integral da criança nos aspectos: emocional, psicomotor e cognitivo.

  • Musicalização
  • Educação Física
  • Informática
  • Inglês
  • Sala de Leitura

2. Projetos por turma

O Espaço Educação tem no trabalho de projetos uma das marcas do seu fazer pedagógico. Desde a Educação Infantil, as crianças têm oportunidade de escolher seus próprios projetos de estudo, que são definidos a partir de discussões, por votação. Ao eleger seus próprios temas, as crianças podem experimentar situações, de forma interdisciplinar, tornando rico e abrangente todo o processo de aprendizagem.

Durante um Projeto, inúmeras habilidades, competências e atitudes são desenvolvidas: observar, comparar, levantar hipóteses, fazer estimativas, classificar, solucionar problemas, perceber e respeitar diferenças. A leitura e a escrita também são intensamente estimuladas. Ainda amplia-se o vocabulário, cria-se o hábito de trabalho cooperativo, expõem-se e trocam-se experiências.

Qualquer que seja o tema do Projeto, é possível relacioná-lo às demais matérias do currículo, criando novas possibilidades para o enriquecimento das práticas escolares.