HÁ 35 ANOS VALORIZANDO E RESPEITANDO A INFÂNCIA

Especializada em Educação Infantil e Ensino Fundamental I

O Espaço Educação é uma Escola de formação de pessoas éticas, autônomas, solidárias e críticas, capaz de desenvolver em seus alunos recursos emocionais e cognitivos para um mundo em constante transformação.

Em um ambiente desafiador e ao mesmo tempo acolhedor, exercitamos diariamente o convívio coletivo, a empatia e a democratização do conhecimento. Em todo o processo de aprendizagem, os alunos têm voz ativa e são motivados a criar, inovar, trabalhar em equipe, observar, refletir e questionar.

Nossa História

A história do Espaço Educação começou em 1982, quando três mães se uniram e convidaram Leda Pellegrini para ser a Diretora Pedagógica. Em comum, tinham o desejo de desenvolver um projeto educativo dentro dos princípios da filosofia humanista, na qual a criança é vista como pessoa, não apenas como aluno, mas como um ser que tem necessidades individuais, autor do próprio conhecimento.

O sonho desse grupo tornou-se realidade quando encontraram uma casa arborizada em uma rua calma do Leblon. Depois de 28 anos, o grupo mudou para uma outra casa espaçosa e acolhedora no mesmo bairro. E assim, juntas, construíram uma comunidade escolar que virou referência na educação carioca.

História da Logomarca

A marca do Espaço Educação é de autoria do pintor brasileiro Candido Portinari. A imagem de uma criança em movimento faz parte do painel “Jogos Infantis”. O desenho foi cedido ao Espaço Educação em 1982, pelo filho do artista, João Portinari, presidente do Projeto Portinari, RJ.

Nossa Equipe

O significado da palavra “educar” é dar ao próximo todos os cuidados necessários para o pleno desenvolvimento de sua personalidade.

Buscamos em nossa Escola formar um time de pessoas que respeitam a individualidade de cada um no grupo e que tenham um olhar afetuoso e atento ao aluno, capazes de acolher e encorajar a criança na busca do autoconhecimento.

A formação acadêmica da nossa equipe pedagógica é um diferencial: todos os professores são graduados em pedagogia e muitos têm pós-graduação na área de educação. As estagiárias são estudantes de psicologia ou pedagogia. Semanalmente, toda a equipe pedagógica participa de grupos de estudos e avaliação do processo educativo.