1º ano (crianças de seis a sete anos)
É a classe de alfabetização, a criança vem da Educação Infantil com algumas hipóteses relacionadas à linguagem escrita e matemática.
Nosso trabalho visa aproveitar as vivências do dia a dia e ampliar estes conhecimentos, criar situações que permitam a criança se apropriar dos códigos da língua escrita e da matemática. Iniciam-se os estudos de casa como reforço da aprendizagem.
Avaliação
- A avaliação do aproveitamento escolar tem em vista os aspectos formativos e informativos da aprendizagem.
- A avaliação é feita em quatro bimestres, leva em conta o desenvolvimento psicognitivo do aluno nas diferentes atividades, considerando a participação nas discussões de grupo, verificações ao término das unidades de estudo, exercícios escritos, trabalhos em grupo, exercícios dirigidos, independentes e verificações por semestre e, ainda, a auto-avaliação do aluno e os relatórios dos professores de todas as disciplinas.
- São atribuídos os conceitos para a avaliação das atividades desenvolvidas: Muito Bom; Bom; Regular; Abaixo de Regular e Fraco.
- É considerado aprovado para a série seguinte o aluno que obtiver média final R (regular) e frequência mínima de 75%.
Atividades curriculares
A prática educativa nas turmas de Ensino Fundamental é baseada nas teorias psicogenéticas e busca o desenvolvimento integral da criança nos aspectos: emocional, psicomotor e cognitivo.
- Português
- Matemática
- História, Geografia e Ciências (Projetos)
- Educação Ambiental
- Educação Alimentar
- Musicalização
- Educação Física
- Tecnologia
- Inglês
- Teatro
- Artes Plásticas
2. Projetos por turma
O Espaço Educação tem no trabalho de projetos uma das marcas do seu fazer pedagógico. Desde a Educação Infantil, as crianças têm oportunidade de escolher seus próprios projetos de estudo, que são definidos a partir de discussões, por votação. Ao eleger seus próprios temas, as crianças podem experimentar situações, de forma interdisciplinar, tornando rico e abrangente todo o processo de aprendizagem.
Durante um Projeto, inúmeras habilidades, competências e atitudes são desenvolvidas: observar, comparar, levantar hipóteses, fazer estimativas, classificar, solucionar problemas, perceber e respeitar diferenças. A leitura e a escrita também são intensamente estimuladas. Ainda amplia-se o vocabulário, cria-se o hábito de trabalho cooperativo, expõem-se e trocam-se experiências.
Qualquer que seja o tema do Projeto, é possível relacioná-lo às demais matérias do currículo, criando novas possibilidades para o enriquecimento das práticas escolares.